Internet via Fibra Óptica VS Internet a Cabo: Entenda a Diferença

Internet via Fibra Óptica VS Internet a Cabo: Entenda a Diferença

 

Você sabia que 51,2% da população mundial, de acordo com a União Internacional de Telecomunicações (UIT), uma agência especializada da Organização das Nações Unidas (ONU), estão online?

Cerca de 3,9 bilhões de pessoas estão, enquanto você lê esse texto, conectadas à Internet, essa invenção que surgiu há mais de 50 anos e transformou para sempre a nossa vida.

Foi justamente para não ficar de fora desse número e estar conectado a tudo que acontece ao seu redor, que você decidiu instalar Internet em casa. Porém, com essa decisão surge uma grande questão, capaz de provocar muitas dúvidas: o que é melhor, internet via fibra óptica ou internet a cabo?

Embora seja possível encontrar diversos tipos de conexões, a internet via fibra óptica e a cabo são as duas mais comuns.

E agora, qual delas escolher? Por isso, vamos explicar nesse texto quais são as vantagens e desvantagens da internet via fibra óptica e da internet a cabo para que você possa fazer uma escolha certeira e que seja vantajosa não apenas para o seu bolso, mas para as suas necessidades.

 

HISTÓRIA DA FIBRA ÓPTICA

O ano era 1870. Em frente à uma plateia de incrédulos, o físico inglês John Tyndall provou que a luz não era algo “indobrável”, retilínea e constante até a eternidade, como se acreditava. Com uma lanterna dentro de um recipiente opaco, furado e com água, Tyndall demonstrou que a luz podia, sim, fazer curvas.

À época, o conhecimento de nada serviu e só voltaria a aparecer 100 anos depois, em 1970. Naquele ano, a descoberta de Tyndall foi essencial para as experiências de outro físico, dessa vez um indiano, Narinder Singh Kapany, que durante o doutorado em óptica começou a compreender as singularidades da reflexão total interna.

Kapany procurava um material que tivesse o menor índice de refração para conseguir algo que funcionasse como um espelho, de forma que a luz que entrasse fosse refletida em todos os ângulos possíveis.

Para isso, a luz precisava ser aprisionada dentro de um material e saísse apenas na outra extremidade, independente do formato do tubo. Caso acontecesse, a luz agiria da mesma forma sempre e geraria milhares de reflexões sucessivas. Kapany, a partir dessa ideia, formulou a teoria que resultaria no que hoje chamamos de Internet, cunhou a expressão fibra óptica e patenteou a invenção. Contudo, ele só encontrava na fibra óptica utilidade para a Medicina.

É então que essa história se entrelaça a de outro físico, o chinês Charles Kao, que teve a ideia de usar as fibras ópticas para transmitir chamadas telefônicas. Kao provou que os cabos de fibras ópticas, embora menores que os cabos convencionais, possuíam uma enorme capacidade de transmitir dados de voz e imagem, em TV’s e computadores, por exemplo, e o melhor de tudo: de forma acessível.

Em 1973, os EUA inauguraram a primeira rede telefônica produzida com a tecnologia da fibra óptica. Desde então, ela ganhou e transformou o mundo.

 

COMO A INTERNET DE FIBRA ÓPTICA FUNCIONA?

A tecnologia da fibra óptica tem substituído a do cabos de cobre, que formam o cabo coaxial, responsável por transmitir a Internet a Cabo. Diferente deles, os cabos de fibra óptica são finos como um cabelo humano e feitos de vidro ultrapuro envolvido com duas camadas de plástico altamente flexível, uma de refração e outra de revestimento.

Essas características, ao contrário do que muitas pessoas pensam, são responsáveis por tornar os cabos de fibra óptica menos vulneráveis à deterioração e mais duráveis, mais resistentes.

O sistema também é eficiente em levar bilhões de bits de dados digitais à grandes distância, com rapidez e qualidade, sendo considerada uma tecnologia eleva em comparação às outras convencionais.

Só para você ter uma ideia, enquanto um par de fibras ópticas pode transportar cerca de 2,6 milhões ou até mais de chamadas telefônicas de uma vez, um cabo de cobre precisaria ter um diâmetro de 6 metros para fazer a mesma coisa. Conseguiu visualizar a diferença?

 

O QUE É CABO COAXIAL?

Sendo uma espécie de cabo condutor, utilizado para transmitir sinais, o cabo coaxial recebe esse nome por conter várias camadas concêntricas de condutores e isolantes.

Formado por um fio de cobre condutor, revestido por um material isolante e rodeado por uma blindagem, eles podem ser utilizados em várias aplicações, desde áudio até linhas de transmissão de alta frequência. Contudo, ele utiliza uma topologia de rede que está propensa a congestionamentos.

Abaixo você pode conferir mais características do cabo coaxial e da fibra óptica, além de analisar a diferença entre os dois sistemas.

 

INTERNET A CABO X INTERNET VIA FIBRA ÓPTICA: CONHEÇA AS DIFERENÇAS

Características da Internet a Cabo

● O valor da instalação é inferior ao da Internet via Fibra Óptica

● Acesso pode ser realizado por meio de dispositivos móveis, como smartphones;

● Limitação do espaço físico, pois o cabo coaxial possui diâmetro maior que o da fibra óptica;

● Excesso de cabos na instalação;

● Os cabos superaquecem devido a interferência do vento, chuva ou outros fatores ambientais;

● É mais fácil de ser interceptada.

 

Características da Internet via Fibra Óptica

● Os cabos são finos e possuem diâmetro menor do que o fio de cobre;

● Possuem uma maior capacidade de transmissão;

● Sofrem de uma menor degradação do sinal;

● Não há interferência entre os sinais luminosos, o que garante nitidez no sinal;

● Consomem menos energia;

● Não são inflamáveis, por isso não geram risco incêndio;

● Cabos de fibra óptica ocupam menos espaço;

● Não superaquecem;

● São flexíveis;

● A segurança e a privacidade dos dados é maior.

 

A GENTE ESCOLHE A INTERNET VIA FIBRA ÓPTICA E VOCÊ?

Apesar da diferença no valor da instalação da Internet via Fibra Óptica e da Internet a Cabo, as diferenças entre as duas são notáveis. Se você quer postar fotos nas suas redes sociais, baixar arquivos, assistir suas séries e filmes preferidos com a família sem a conexão cair, fazer os seus trabalhos da faculdade ou realizar uma reunião por videoconferência com a sua equipe, mesmo que ela esteja do outro lado do mundo, escolha a internet via fibra óptica também.

Ao escolher a fibra óptica, você não vai ficar para trás. Se você é de Presidente Prudente, conheça a Grandi Telecom e os nossos planos. Quem sabe você não encontra a Internet via fibra óptica ideal para você ou para sua empresa.

Gostou deste texto? Não se esqueça de compartilhá-lo com os amigos e com a sua família. Se você ainda tem dúvidas sobre Internet via Fibra Óptica e Internet a Cabo, nos envie uma mensagem via WhatsApp clicando aqui ou deixe seu comentário, responderemos em breve.

 

Até a próxima. Seja Grandi, seja mais!

Banner Cabo X Fibra

 

Sobre o Autor

Deixe um Comentário

WhatsApp Chat
Enviar via WhatsApp